Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

XXVIII Congresso FIDE - 4º dia do Congresso

26 de Maio

 

O quarto e último dia do Congresso foi dedicado ao tema A Europa e o Brexit, tendo tido como keynote speaker o Negociador Chefe da Task Force constituída para a preparação e condução das negociações com o Reino Unido ao abrigo do disposto no Artigo 50.º do Tratado da União Europeia, Michel Barnier.

Seguiu-se uma discussão sobre esse tema sob a moderação do antigo Presidente do Tribunal de Justiça da União Europeia, Vassilios Skouris, que contou com as intervenções do Vice-Presidente do Supremo Tribunal do Reino Unido, Lord Jonathan Mance, do Lord Advocate da Escócia, James Wolffe, do responsável pelos Assuntos Europeus no Brunswick Group e antigo Diretor-Geral da Comissão Europeia, Sir Jonathan Faull, do Consultor de Direito Europeu e de Direito Internacional Público e antigo Diretor-Geral do Serviço Jurídico do Conselho Europeu, Jean-Claude Piris e do Presidente do Lawyers for Britain, Martin Howe. 

Após terem sido apresentadas as conclusões finais do Congresso pelos Relatores Gerais, foi oficialmente nomeada a próxima presidência da FIDE – assumida por Corinna Wissels, da associação Holandesa de direito europeu.

Corinna Wissels, atual Presidente da FIDE, fez uma breve apresentação do XXIX Congresso da FIDE que terá lugar na Haia, Holanda, em 2020.

O Congresso foi encerrado por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, podendo aceder-se ao seu discurso no seguinte link: www.presidencia.pt/?idc=10&idi=148456.