Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Carlos Botelho Moniz em entrevista ao Jornal Económico

Carlos Botelho Moniz, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE), em entrevista ao Jornal Económico, fala sobre os atuais desafios políticos que a União Europeia enfrenta, nomeadamente no fornecimento de mais ajuda financeira e política à Ucrânia, a ascensão de forças populistas e ainda a importância da integração dos imigrantes nos sistemas fiscal, social e económico de Portugal.

Sobre a ajuda da UE à Ucrânia, o advogado considera que «houve uma tomada de consciência muito grande por parte dos decisores políticos da União Europeia de que a Ucrânia necessita urgentemente de ajuda, mas também de que a Europa tem de estar preparada para pensar que terá de fazer mais».

No contexto atual, a adesão da Ucrânia à UE «Não parece ser realista e nem será possível integrar o país numa situação de guerra. O arranque do processo de adesão é um incentivo para que também do lado ucraniano se vá avançando com reformas políticas, institucionais e no sistema judicial, cuja independência é preciso assegurar para garantir mecanismos eficazes de controlo de combate à corrupção. Tudo isso vai levar o seu tempo».

Leia aqui a entrevista.