A EU Legal Summer School é organizada pelo Hub Jurídico de Excelência composto pelas seguintes instituições e órgãos da UE com sede no Luxemburgo: Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Tribunal de Justiça da União Europeia, Tribunal de Contas Europeu, Serviço de Publicações da União Europeia, Banco Europeu de Investimento e Mecanismo Europeu de Estabilidade.
A EU Legal Summer School decorrerá durante uma semana, em junho (na semana de 16 ou de 30, a confirmar, e terá início ao domingo e fim ao sábado).
Os participantes terão oportunidade de conhecer ao Serviços Jurídicos das instituições europeias sediadas no Luxemburgo, e de viver em primeira mão o Direito Europeu em ação. O curso inclui a participação em workshops orientados por juristas dos serviços, que prestarão informações sobre a forma como os serviços funcionam e se integram na rede mais ampla da UE, bem como os perfis adequados às funções e as oportunidades de estágio e de carreira disponíveis.
Será selecionado um participante por cada Estado-Membro, no total de 27 participantes. Cabe a cada Associação nacional filiada na FIDE – Fédération International de Droit Européen a seleção do candidato a designar pelo seu Estado. Em Portugal, a seleção do candidato coube à APDE – Associação Portuguesa de Direito Europeu.
Foram recebidas 19 candidaturas, que o Conselho Diretivo da APDE apreciou segundo os critérios definidos no anúncio do programa.
A candidata que ficou graduada em 1.º lugar, tendo sido selecionada, foi a Dra. Margarida Morais.
A candidata de reserva, classificada em 2.º lugar, foi a Dra. Isabel Oliveira.