Realiza-se, no próximo dia 3 de novembro de 2025, entre as 19h30 e as 22h30, no Grémio Literário, o 12.º Jantar Europeu, promovido pela APDE – Associação Portuguesa de Direito Europeu.
A convidada do Jantar Europeu é a Provedora de Justiça Europeia, Dra. Teresa Anjinho, que abordará o tema “Provedoria de Justiça Europeia: há 30 anos a fazer a ponte entre os cidadãos e a administração europeia”
Teresa Anjinho tomou posse como Provedora de Justiça Europeia em 27 de fevereiro de 2025, na sequência da sua eleição pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2024. Enquanto Provedora de Justiça Europeia, é responsável por investigar os casos de má administração nas instituições, órgãos, organismos e agências da União Europeia. O Provedor de Justiça Europeu é um organismo independente e imparcial que responsabiliza as instituições e as agências da UE e promove a boa administração. O Provedor de Justiça apoia indivíduos, empresas e organizações que enfrentem problemas com a administração da UE, investigando queixas sobre má administração por parte das instituições e organismos da UE, bem como analisando proativamente questões sistémicas mais vastas.
Teresa Anjinho é advogada, especialista independente em direitos humanos e académica especializada em direito internacional público, género e igualdade. Foi docente na Faculdade de Direito da Universidade NOVA e no Instituto Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra. De 2022 a 2025, fez parte do Comité de Fiscalização do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF). Anteriormente, em Portugal, foi Provedora de Justiça Adjunta (de 2017 a 2022), Secretária de Estado da Justiça (2015) e Deputada à Assembleia da República (de 2011 a 2015).
Confirme a sua presença, até ao dia 30 de outubro, para o seguinte e-mail: apde.org@gmail.com.
A participação tem um custo de 40 euros.